Se você busca autoconhecimento, a logoterapia é uma ferramenta muito útil. Isso porque um dos métodos principais que seu criador usava era o diálogo socrático, próprio da filosofia de Sócrates. É feito um aprofundamento em uma ideia inicial, através dos questionamentos, até que seja refinada a uma compreensão mais plena do que foi trazido. De tanto fazer isso na terapia, os pacientes aplicam naturalmente a técnica nas situações da vida, sempre questionando profundamente a si mesmos. Isso ajuda os ajuda a refletir melhor sobre a própria vida e a ter mais autoconhecimento.
2. Se precisa lidar com questões ligadas aos relacionamentos. A logoterapia trata as relações entre as pessoas como um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento humano. Valoriza o conceito de transcendência, que é a capacidade de ir além de si para se conectar com o outro. Os problemas de natureza relacional, desde os mais simples até os mais complexos, como pessoais de amor, amizade, familiares, profissão, sempre entram em pauta. A perspectiva é de buscar a compreensão ampla do assunto para melhorar as relações.
3. A própria definição de logoterapia enseja a razão para experimentá-la Trata-se da terapia através do significado, do sentido da vida. Se você tem se deparado com vazio existencial, falta de sentido na vida, a logoterapia é uma teoria psicológica que dá uma atenção especial a esses questionamentos. Sofrer por falta de sentido não é patológico, mas uma característica humana. A terapia te ajuda a crescer ao superar essa condição.
Comments