top of page
Foto do escritorThaís Vaz de Paula

Ansiedade: cura e tratamento

Atualizado: 9 de dez. de 2022

Tem cura?

É possível a remissão completa dos sintomas, desde que você se responsabilize pela própria saúde. Lembrando que não existe vida sem ansiedade, que é uma emoção natural. Mas é possível livrar-se dos aspectos patológicos que trazem tanto sofrimento. Deve-se ter em mente que deixar de se cuidar coloca em risco essa remissão.



E como é o tratamento?

O tratamento para os transtornos de ansiedade é individual e pode englobar psicoterapia e farmacoterapia, sendo a combinação de ambas uma proposta terapêutica com ótimos resultados. Quem é mais cooperativo e está ciente de que seus sintomas têm base biológica e psicológica, normalmente possuem maior probabilidade de responder bem aos remédios. Os medicamentos são receitados pelo médico psiquiatra, quem delimita o diagnóstico.


Na psicoterapia o trabalho é de conscientização de que existem alguns pensamentos, expectativas, atitudes, crenças e hábitos que contribuem para o surgimento dos sentimentos de tristeza e ansiedade. Essas reações podem acontecer ao lidar com luto, término de relacionamentos, perdas, conflitos, mudanças de vida dentre outros.


A intenção é que você aprenda como surgiram e como funcionam esses padrões de pensamento e comportamento, que podem inclusive terem se desenvolvido no passado, para lidar com experiências difíceis ou dolorosas.




6 chaves para vencer a ansiedade


  1. Entenda o que é a ansiedade.

  2. Observe seu dia a dia. Quando vem a ansiedade? Consigo eliminar o gatilho?

  3. Pensamentos ansiosos são intrusivos. Quando vierem, se questione: Isso é verdade? Isso realmente pode acontecer? Quais as chances? No meu lugar, o que meu amigo pensaria sobre isso?

  4. Pratique as técnicas de controle de ansiedade do artigo “Técnicas para controlar ansiedade”.

  5. Ocupe-se com suas atividades prazerosas e saudáveis quando perceber uma crise chegando: converse com amigos, faça uma atividade física, tome sol, assista um filme que ama…

  6. Vem para a psicoterapia que eu te ajudo nesse processo!




Entenda como funciona minha prática clínica: Como é a sessão de psicoterapia?





47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page