Primeiramente, depressão é uma doença como qualquer outra. Não é sinal de loucura, nem de preguiça e nem de irresponsabilidade. Entenda mais sobre isso no artigo “O que causa depressão”.
Vencer a depressão significa uma mudança no estilo de vida. É preciso preencher a vida com beleza, verdade e bondade. Também, é importante que se construa propósitos de vida, acolhendo reflexões sobre seu vazio existencial e sentido da vida. Desenvolvo esse assunto no artigo “Ansiedade, Depressão e o Sentido da Vida”.
Além dos tratamentos com psicoterapia e fármacos, procure leituras edificantes, aprenda coisas novas, tenha novos hobbies, mantenha bons relacionamentos, tenha uma vida espiritual, faça atividade física, coma bem, crie algo e ame.
A ciência já comprovou que cuidar do corpo reflete na saúde mental de forma positiva. Atividades físicas liberam hormônios e outras substâncias importantes para manutenção do humor. Nutricionistas montam planos alimentares ideais para prevenir a depressão.
São várias fontes de apoio. Responsabilize-se por sua melhora.
10 chaves para vencer a depressão
Procure ajuda profissional. Faça psicoterapia e, se necessário, não resista ao uso de medicação. Seja criterioso no tratamento. Confie nos profissionais.
Construa propósitos de vida. Acolha reflexões sobre seu vazio existencial e procure sentido e significado em todas as suas decisões na vida.
Procure leituras edificantes, aprenda coisas novas, tenha novos hobbies, faça projetos e conviva com as pessoas queridas. É difícil, mas o tratamento ajudará a ter forças para agir e para interagir!
Ame. Será que há algo ou alguém que você pode se colocar a serviço, mesmo em suas dificuldades?
Crie rotina. Tente definir horários para dormir e acordar, organize os horários para trabalhar, para lazer e para descanso.
Procure um nutricionista. Ele pode prescrever um plano alimentar que te forneça todos os nutrientes necessários para sua saúde mental.
Evite excesso de luminosidade a partir das 20h. Se exponha a luz solar assim que acordar. Luz e escuridão controlam a produção de cortisol, que responde ao estresse, e a dopamina, relacionada ao prazer. Todo mundo precisa ter isso equilibrado. Na depressão, é indispensável.
Faça alguma atividade física. Não tem como fugir. Ela atua diretamente na produção dos hormônios da felicidade.
Muito cuidado com o uso das redes sociais. Lá você se compara e vive a “ilusão dos outros". Não use o celular assim que acordar e nem antes de se deitar.
Evite o uso de álcool ou usar drogas ilícitas, pois pioram a depressão.
Dicas para quem convive com pessoas com depressão
Entenda a doença, suas características, sintomas e riscos.
Ajude no tratamento: horários da medicação, frequência nas consultas e sessões de psicoterapia.
Ajude nos cuidados com a higiene pessoal e a beleza.
Acompanhe nas atividades físicas e na alimentação saudável. Assim você cuida de você ao mesmo tempo.
Incentive a busca de novos hobbies.
Sempre use frases de afirmação: “Eu te amo.”;“Nossa amizade é importante para mim.”;“Você é ótima nisso!”; “Estou tão orgulhoso de você.”; “Obrigado por me amar/fazer tudo o que você faz/ser meu amigo/etc.”; “Isso tudo vai passar. Tenho certeza que você ficará bem. Tenha calma! Estou contigo.”
Aos poucos, motive a pessoa a sair e a interagir. Talvez seja necessário insistir um pouco, ou muito. Às vezes eu falo “Leve a pessoa arrastada mesmo”.
Seja acolhedor e paciente. O trabalho é árduo, mas amar sempre vale a pena. Você será uma força que a pessoa não tem para melhorar.
Saiba mais sobre depressão:
Comentarios