Depressão não é (só) tristeza
- Thaís Vaz de Paula
- 6 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2022
A tristeza tem motivo. A pessoa sabe que está triste. Já a depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa deprimida também pode ter forte sentimento de desesperança e pensamentos suicidas.

A morte de um ente querido, a perda de um emprego ou o fim de um relacionamento são experiências difíceis para uma pessoa suportar. Assim, é normal que sentimentos de tristeza ou de luto se desenvolvam em resposta a tais situações. Desse modo, aqueles que experimentam perda, muitas vezes podem descrever-se como “deprimido”.
Portanto, ficar triste não é o mesmo que ter depressão, mesmo quando essa tristeza intensa esteja alterando o comportamento ou afastando as pessoas das atividades habituais.
Por exemplo:
No luto, sentimentos dolorosos vêm em ondas, muitas vezes misturadas com lembranças positivas do falecido. Na depressão maior, o humor, o interesse, ou prazer diminuem sem razão específica por todo o tempo.
No luto, a autoestima é geralmente mantida. Na depressão, os sentimentos de inutilidade são persistentes.
Saiba o que é depressão:
Comentários