top of page

Vazio existencial, falta de sentido e ideação suicida

Atualizado: 30 de mai. de 2022

"O homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido na vida."

Quando o sofrimento de uma pessoa toma uma dimensão tão profunda em que viver já não faz mais sentido, seu resgate envolve psicoterapia, medicação, apoio familiar e o resgate de uma fé existencial.


Há uma frase de Nietzsche trabalhada por Viktor Frankl que refere-se à capacidade da pessoa DE suportar qualquer sofrimento, desde que NELE haja ALGUM sentido. FRANKL foi um neuropsiquiatra austríaco que, AO ENFRENTAR 4 anos de confinamento em campos de concentração nazistas, FOI CAPAZ de observar nos prisioneiros diferentes atitudes diante da vida.


NAQUELE CONTEXTO, o que diferenciava a pessoa que se voluntariava para câmara de gás ou se jogava contra a cerca elétrica, da pessoa que trabalhava dia a dia alimentando a esperança da libertação? Estes últimos apegaram-se a um sentido, qual seja a possibilidade de reencontrar a família ou de poder retomar a profissão.


DESTA FORMA, Viktor Frankl viu na prática que o ser humano é capaz de manter-se otimista e escolher sua atitude diante das situações mais sórdidas, desde que resgate sua vontade de sentido.



SENDO ASSIM, esta visão faz da logoterapia (terapia do sentido) uma excelente técnica para acompanhar a pessoa em situação de ideação suicida ou de automutilação.


O vazio existencial pode levar à situação extrema do suicídio. Porém, ainda que não haja risco para tal, a logoterapia é uma técnica que ajuda as pessoas a resgatarem o significado da própria vida, a descoberta da vocação e a orientação para o futuro de oportunidades.

 


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page